Campi

A UFSC começou em 2009 a sua expansão para o interior, com a criação de três novos campi – Joinville, Araranguá e Curitibanos. Em 2014, começaram as atividades do campus Blumenau. Em seus cinco campi, a instituição desenvolve
atividades de ensino, pesquisa e extensão. O reconhecimento social que recebe a coloca entre as melhores universidades do país e da América Latina.

Campus Araranguá

Foto: Jair Quint

 

Inaugurado em 2009, foi o primeiro campus a ser criado fora de Florianópolis. Oferece os cursos: Tecnologias da Informação e Comunicação, Engenharia de Energia, Engenharia de Computação e Fisioterapia.

Em 2014 foi criado o Mestrado em Tecnologia da Informação e da Comunicação, o primeiro do tipo a ser oferecido na região. O Campus também oferece Mestrado Profissional no Ensino de Física.

Saiba mais no site ararangua.ufsc.br

 

 

 

 

Campus Blumenau

Foto: Jair Quint

 

A instalação deste campus ocorreu em 2013. Oferece os cursos: Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Matemática e Química. O campus se estrutura em eixos que trabalham de forma articulada, objetivando formar profissionais com perfil adequado para o atendimento das demandas sociotécnicas da mesorregião do Vale do Itajaí. A estrutura está fundamentada nas necessidades de inter-relação entre os cursos dos eixos de formação tecnológica e educação, ciência e tecnologia.

Além disso, o projeto concebido pela UFSC prioriza a proposição e organização de atividades de interação social, incentivando as relações de cooperação entre grupos e setores econômicos/produtivos e a comunidade em geral.

Saiba mais no site blumenau.ufsc.br

 

 

 

Campus Curitibanos

Foto: Henrique Almeida

 

A criação deste campus em 2009, atendeu a uma expectativa da sociedade do Planalto Serrano de Santa Catarina. Ocupa uma área de 24 hectares e, a fim de fortalecer as atividades de ensino, extensão e pesquisa, conta, ainda, com duas fazendas experimentais – uma com 24 ha (Agropecuária) e outra com 31 ha (Florestal). Oferece os cursos: Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária.

Alguns projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade em Curitibanos contemplam ações ambientais, conservação da natureza, manejo florestal, agropecuárias, fruticultura, educação
de saúde pública e guarda responsável de animais.

Saiba mais no site curitibanos.ufsc.br

 

 

 

Campus Florianópolis

Vista aérea da UFSC - Campus Florianópolis - Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

Foto: Jair Quint

 

O Campus Reitor João David Ferreira Lima, no bairro Trindade, Florianópolis, é a sede da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desde a sua fundação em 1960. Abriga os órgãos administrativos centrais e principais setores da UFSC e ocupa área superior a 20 milhões de metros quadrados. No bairro Itacorubi localiza-se o Centro de Ciências Agrárias (CCA), distante 3,6 km da sede.

 

 

 

 

 

 

Campus Joinville

Foto: Henrique Almeida

 

Inaugurado em 2009, este campus desenvolve atividades destinadas à formação de pessoas de alta competência técnica e gerencial, com foco no desenvolvimento de sistemas no campo automotivo, metroviário, ferroviário, marítimo, fluvial, aéreo e espacial. Além disso, a formação foca no estudo de cenários e projetos para resolver problemas de infraestrutura, operação e manutenção de sistemas de transporte.

Trata-se de uma iniciativa que visa propiciar a produção e a disseminação de conhecimentos relativos às engenharias e ciências aplicadas, tanto no contexto veicular quanto da infraestrutura de transportes.

Oferece os cursos: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Naval, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Infraestrutura, Engenharia Automotiva e Curso Interdisciplinar em Mobilidade.

Saiba mais no site joinville.ufsc.br